[firebase-br] Controle Transacional

Alexandre Sousa dave.malkavian em gmail.com
Sáb Ago 22 09:32:07 -03 2009

Sim. Toda operação abre uma transação no firebird, portanto é sempre uma
ótima abordagem comitar tudo, inclusive selects.

From: "Jáber - CPD" <cpd em lekagi.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Thursday, August 20, 2009 11:36 PM
Subject: [firebase-br] Controle Transacional

Olá pessoal.

Depois de muito ler a respeito de controle transacional comentado aqui

na lista resolvi usar o autocomit do meu componente como false e controlar

eu mesmo as transações do sistema.

Assim fiquei com a seguinte dúvida:

Considerando que a propriedade autocomit do meu ZCONNECTION esteja

como false, seria corretor "commitar" todas as vezes que fizer um select ou

insert no banco?

Ex:

With Q_Teste do

begin

active := false;

sql.clear;

sql.add('insert into tbl_teste (codigo, nomes) values (1,'teste')');

execsql;

end;

ZCONNECTION.commit;

------------------------