[firebase-br] UDF para pesquisas XQuery

João Dias jdias.bjsoftware em gmail.com
Qua Ago 19 14:06:51 -03 2009

Opa Bacana Valdir!

Encontrei uma udf para isso na url Russa
http://visualdesigner.fatal.ru/?pg=xml&lng=en&o=lst
que não é open source mas parece funcionar legal. Vou testá-la para o
projeto que estou fazendo mas
quero sim desenvolver um projeto open source de uma UDF para FB
implementando XQuery. Acho uma sacada legal
e necessária para persistência em bancos relacionais já que a W3C
recomenda o XQuery para pesquisas em XML. Flat Files são um futuro
interessante mas sem o ACID necessário para a maioria das aplicações
corporativas fica meio que difícil e nisso e em outros recursos o FB é
muito bom.

Existem RMDBS que suportam nativamente persistência em XML como o Sedna
Database. Mas ainda sou meio cético com relação a estabilidade do mesmo

Vou adicioná-lo como contato pessoal e vou começar a pesquisar a
respeito... logo irei abrir o
projeto no SourceForge e aos mais que possam estar interessados fica a
dica , podem me contatar em particular

Até

Valdir Marcos escreveu:
> Bom dia.
> Infelizmente, ainda não vi nada nesse sentido para Firebird.
> Todavia, se você quiser iniciar um projeto Open Source para criar uma
> biblioteca de UDFs para introduzir XQuery e XPath nas pesquisas do Firebird,
> pode contar comigo.
>
> Um abraço,
>
> Valdir

João Dias de Carvalho Neto