[firebase-br] pesquisar por varios campos ao mesmo tempo

Ter Abr 14 18:11:42 -03 2009

Bom dia/tarde Reijanio.

Ficou meio difícil entender o que você realmente quis dizer, mas acho que
sua dúvida era se é possível pesquisar por mais de um campo ao mesmo tempo,
não é?

Se for isso, sim, é possível praticamente todos os tipos imagináveis de
pesquisa, por qualquer quantidade de campos (até por todos os campos da
tabela, se você preferir).

Vamos aproveitar o exemplo que você informou no seu email anterior:

SELECT * FROM PRODUTO WHERE (CODIGO = 123) AND (DESCRICAO = 'Parafuso 123')

Os valores utilizados (123 e 'Parafuso 123') foram apenas de exemplo.

Pode pesquisar pelos campos que você desejar.

Note que as strings/literais são informados entre aspas simples
(apóstrofos).

Caso você deseje informar uma aspas simples (apóstrofo) dentro da string,
inclua duas aspas simples, e o banco de dados entenderá que você quis
informar apenas uma só, sem fechar a string, por exemplo.

Se a descrição a ser pesquisada é "Parafuso '123" (note que digitei uma aspa
simples no meio da descrição, basta colocar:

......... AND (DESCRICAO = 'Parafuso ''123')

O banco de dados entenderá aquelas duas aspas simples coladas como sendo uma
só, e não terminará a string naquele ponto.

Essa característica das aspas simples duplicadas não é exclusividade do
Firebird, praticamente a maioria suporta essa característica.

Espero ter ajudado mais que atrapalhado. :D