[firebase-br] gstat

Eduardo Pelizzari de Andrade eduardoandrade em persoft.com.br
Qui Set 18 10:21:09 -03 2008

Srs.,

Estou analisando o banco de dados de um cliente que está com problemas
de performance. Consultei dois artigos do Cantu na dbfree 1 e 2 sobre
gstat. No segundo artigo ele descreve analise de registro e índices.
Analisando o registro o artigo diz que os parâmetros "data pages" e
"data page slots" devem ser iguais, mas em duas tabelas (as tabelas mais
usadas neste banco) isto não acontece. Na mais crítica tenho os
seguintes valores:

Primary pointer page: 1191
Index root page: 1192
Data Pages: 33948
data page slots: 51609
average fill: 79%
Fill distribution:
0-19%=4811
20-39%=196
40-59%=31
60-79%=37
80-099%=28873

Ai vem as dúvidas:

1. Qual  o impacto desta diferença do data page slots para o Data Pages?
2. Por que isso acontece? Tem como evitar?
3. Preciso corrigir? Tenho como corrigir?

--
Eduardo Pelizzari de Andrade
Persoft Softwares Aplicativos