[firebase-br] gstat

Qui Set 18 11:06:21 -03 2008

Na época em que eu escrevi aquele artigo, uma das fontes de informação
que usei foi o livro da Helen Borrie (The Firebird Book/Dominando o
Firebird), e lá dizia que os números devem ser iguais, mas isso não é
necessariamente verdade.

O fato do "page slots" ser maior que o "data pages" indica que o array de
ponteiros possui "buracos": elementos que já não apontam mais para
páginas usadas.

Não há problema algum, e isso é normal quando vc apaga os registros de
uma tabela. Com o tempo, e quando novos registros forem inseridos,
esses buracos no array serão re-aproveitados apontando para as novas
páginas de dados que forem alocadas.

[]s
Carlos H. Cantu
http://www.warmboot.com.br
FireBase - http://www.FireBase.com.br
Blog - http://blog.firebase.com.br

EPdA> Srs.,

EPdA> Estou analisando o banco de dados de um cliente que está com problemas
EPdA> de performance. Consultei dois artigos do Cantu na dbfree 1 e 2 sobre
EPdA> gstat. No segundo artigo ele descreve analise de registro e índices.
EPdA> Analisando o registro o artigo diz que os parâmetros "data pages" e
EPdA> "data page slots" devem ser iguais, mas em duas tabelas (as tabelas mais
EPdA> usadas neste banco) isto não acontece. Na mais crítica tenho os
EPdA> seguintes valores:

EPdA> Primary pointer page: 1191
EPdA> Index root page: 1192
EPdA> Data Pages: 33948
EPdA> data page slots: 51609
EPdA> average fill: 79%
EPdA> Fill distribution:
EPdA> 0-19%=4811
EPdA> 20-39%=196
EPdA> 40-59%=31
EPdA> 60-79%=37
EPdA> 80-099%=28873

EPdA> Ai vem as dúvidas:

EPdA> 1. Qual  o impacto desta diferença do data page slots para o Data Pages?
EPdA> 2. Por que isso acontece? Tem como evitar?
EPdA> 3. Preciso corrigir? Tenho como corrigir?