[firebase-br] Sugestão com Charset e Collate para Firebird Multiplataforma

Adriano dos Santos Fernandes adrianosf em uol.com.br
Seg Set 8 14:37:57 -03 2008

Marcelo Geyer escreveu:

> Alguém mais compartilha esta experiência? Quanto ao ISQL não formatar os
> dados corretamente, isso não vai depender do sistema operacional?

Não.

  E se ele
> estiver em UTF-8, como na maioria das distros Linux? Tenho experiência aqui
> no desenvolvimento do sistema, tanto no windows quanto no linux, e não tenho
> tido problemas com caracteres estranhos.

Suponha que vc tenha uma tabela com duas colunas, a primeira UTF-8 e a
segunda INTEGER e com dois registros.

Se no primeiro registro vc tem um caracter acentuado na coluna UTF-8 e
no segundo registro apenas caracteres ASCII, a segunda coluna vai ficar
desalinhada.

Você pode também redirecionar a saída para um arquivo e ver em um editor
que suporta UTF-8. Ficará igual (incorreto) a um terminal usando UTF-8.

Adriano

PS: se o seu connection charset for diferente de NONE, vc não estará
lendo os registros em UTF-8.