[firebase-br] Banco de Dados na Internet

OttoFuch ottofuch em terra.com.br
Qui Out 23 16:02:38 -03 2008

Muito boa a explicação do colega.
Quanto ao Lua (que não estudei mas me informei ligeiramente a respeito),
nasceu no Brasil. O livro Programming in Lua - segunda edição, de Roberto
Ierusalimschy recebeu dos leitores a avaliação máxima, isto é cinco
estrelas.
Só falta traduzir para o português.
100+
Otto

----- Original Message -----
From: "Eduardo Bahiense" <eduardo em icontroller.com.br>
To: <lista em firebase.com.br>
Sent: Thursday, October 23, 2008 1:51 PM
Subject: Re: [firebase-br] Banco de Dados na Internet

Na verdade a coisa é bem simples na raíz:

Registra-se uma função no servdor para recuperar/gravar a informação.
O cliente chama essa função com os parâmetros e o servidor responde com
o result set em um determinado formato (xml, por exemplo).
O Cliente, conhecedor do formato, decodifica e dá carga no Dataset.

As vantagens são inúmeras, mais o que mais impressiona:

1. O Sistema fica, via de regra, mais leve em 3 camadas na net que
cliente/servidor em rede local, pois os protocolos, normalmente já
utilizam compactação de dados, dispensando zebedee ou outros.

2. Utilizando pool de conexões, você trabalha com 200 ou mais usuários
pendurados com apenas 5 instâncias do classic rodando, por exemplo.

3. Sendo os dados recuperados pelo servidor de aplicação (camada do
meio) você tem a possibilidade de tratá-los com uma linguagem muito mais
abrangente que o ISQL antes de retornar para o cliente.

O maior problema que vejo é o aculturamento da equipe de
desenvolvimento: saber o quê fica em que lugar. Há uma tendência, por
vício, de se trabalhar com queries no cliente e isso deixa de ser 3
camadas, então o pessoal faz funções onde passam uma querie e esperam um
result set. Algo do tipo:

GetDados('SELECT * FROM PESSOAS WHERE ID=123')

Quando o correto seria ter uma função:

Dadospessoa(modo='get', id=123)

Dessa última forma, o cliente não sabe sequer o nome da tabela que
contém a informação, quanto mais qual é o banco de dados ou o componente
de conexão utilizado, dando muito mais portabilidade ao sistema e
facilidade de manutenção, mas no início do desenvolvimento, ficamos
pisando em ovos sem conseguir definir direito o papel de cada camada.

Por aqui usamos uma linguagem no servidor pouco conhecida (LUA). Esta
linguagem nos permite utilizar o protocolo http na comunicação cliente /
servidor de aplicação. Como é uma linguagem de scripts, interpretada,
não precisamos ficar compilando o servidor a todo momento, como já vi
descrito no livro do Anderson Haertel para COM e DCOM. Há de se pensar,
nesses casos, que o protocolo deveria ser multiplataforma, pois o linux
está avançando bem em máquinas domésticas e de empresas.

Bem, apesar de estarmos nesse mundo há quase três anos, também sinto
falta de boas conversas sobre isso na lista.

Fico à disposição.

Abraço

Eduardo