[firebase-br] Quais tipos de mudanças internas entre 2.0.3 e 2.1?

Welkson Renny de Medeiros welkson em gmail.com
Qua Nov 5 10:34:02 -03 2008

Bom dia a todos!

Como todos tem acompanhado, nos últimos dias tenho estudado para fazer
migração de um banco 2.0.3 para 2.1. Depois de várias dicas do pessoal sobre
charset, etc, etc, etc decidi fazer ontem a migração... o sistema tem por
volta de 15 milhões de registros... 130 tabelas, etc... demorou por volta de
umas 4:30 o datapump (P4 2GB RAM).... fiz tudo como manda o figurino,
desliguei o forced writes para melhorar o desempenho durante o datapump,
fechei todos os processos grandes (antivirus, etc).

Depois de tudo terminado fui testar o sistema... eu sei que tem select's que
precisam ser melhorados (otimizados)... tinha um que demora volta de 15s no
2.0.3 e no 2.1 simplesmente entrava em looping.... esperei 15 min e não
apareceu nada... fiz testes na minha máquina de desenvolvimento e vi que ele
não usava um determinado índice... recriei índice, mexi no select, fiz de
tudo e não teve acordo... acabei abortando a operação e deixando tudo no
2.0.3 mesmo.

Pergunta: que tipo de mudança interna houve na escolha de índice? tem como
FORÇAR a utilização de determinado índice?

Analisei usando o IBEXPERT.

Abraços,

--
Welkson Renny de Medeiros