[firebase-br] Briga com CHARSET continua - FB 2.1 :(

Douglas Tosi douglasht em gmail.com
Sáb Nov 1 20:32:10 -03 2008

2008/11/1 Welkson Renny de Medeiros <welkson em gmail.com>:
> * Criei um banco novo no FB 2.1 usando charset WIN1252;
> * Rodei o script do banco antigo (FB 2.0.3);
> * Rodei a procedure para checar o metadado (RDB$CHECK_METADATA,
> RDB$FIX_METADATA('WIN1252');
> * Fiz o DATAPUMP;

Se você criou o banco no FB 2.1 e fez datapump, não precisa rodar a
verificação de metadado.
Ela só serve para bases que foram "migradas" para FB 2.1 através de
backup/restore.
Agora, não sei se faz mal rodar ela sem precisar.

> aparentemente está funcionando bem, e aparentemente mais rápido... (e ainda
> com a vantagem de poder monitorar qual query tá usando IO, CPU, etc usando o
> SINÁTICA MONITOR... muito show =).

Obrigado. :)

> Cannot transliterate character between character sets.
> Cannot transliterate character between character sets.

> Pergunta: se eu desistir desse WIN1252 e usar UTF-8 muda alguma coisa? terei
> algum problema?

Não. Só muda o character set. Se tem problema com um vai continuar
tendo problema com outro.
Atente para a dica do Cantu. Agora que o seu banco é WIN1252, use esse
charset em todos os clients para conectar. Inclusive nas ferramentas
como datapump, datacomparer, ibexpert, etc.

hth,
--
Douglas Tosi
www.sinatica.com