[firebase-br] ZeBeDee - Como descobrir uma porta livre

Eduardo Pelizzari de Andrade eduardoandrade em persoft.com.br
Sex Jun 13 16:04:09 -03 2008

O Zebedee, quando atuando como servidor responde a porta 11965, a  não
ser que você mude esta configuração. Como cliente, ele procede como
todos os demais softwares, que usam tcp/ip como cliente, pega uma porta
aleatória acima da 1024, você não precisa se preocupar com isso.

O cliente zebedee, na verdade vai ser o servidor da sua aplicação e ai é
você que configura a porta que ele irá responder como servidor. Na
verdade, nada impede que ele use a própria 3050, exceto se ele rodar em
uma mesma máquina que tenha um firebird rodando como servidor, porque ai
vai haver conflito de portas. Caso contrário a própria 3050 poderia ser
usada. Quando não posso usar a 3050, uso a 3051.