[firebase-br] Dúvidas com sweep / garbage collection

Rodrigo A. de Freitas rodrigo em solucoeseinformatica.com.br
Qua Jun 4 09:51:27 -03 2008

Olá pessoal!

Estou com algumas dúvidas a respeito do processo de sweep / garbage
collection:

- Eu tenho uma base de dados (FB 2.1 classic, FDB com 1.1 Gb de tamanho)
onde o sweep está programado para ocorrer a cada 40 mil transações; no
entanto, isso acaba acontecendo ao longo do dia e, quando ele é executado,
todo o sistema fica absurdamente lento por algumas horas. Eu preciso criar
uma batch para executá-lo durante a madrugada, qual é a linha de comando
para chamar o sweep manualmente ?

- Existe algum meio de executar o garbage collection sem ser através do
back-up ?

- Eu tenho um comportamento estranho em outra base de dados: existe uma
stored procedure que é disparada após o processo de emissão de cheques no
sistema; essa SP baixa os títulos pagos pelo cheque, marca-o como impresso,
gera lançamentos financeiros e gera lançamentos na contabilidade; é uma
rotina razoavelmente pesada e complexa pela natureza do negócio de meu
cliente. Acontece que, ocasionalmente, (1 vez por mês, aproximadamente) a SP
é executada mas apenas uma parte dela onde os cheques são marcados como
impressos é executada; todo o restante do procedimento é ignorado.
Analisando a operação, eu percebi que isso coincidentemente acontece quando
o sweep é executado no banco durante o processo de emissão de cheques.
Alguém já teve uma situação ou problema semelhante ?

[]’s

Rodrigo A. de Freitas

Análise & Desenvolvimento

Soluções & Informática