[firebase-br] IBO com Firebird - Transações

Forrest® fernando.bg em gmail.com
Qui Ago 14 16:41:23 -03 2008

No dia 14/08/2008 catando milho no teclado Dênis Mendes escreveu o texto abaixo :

> Hoje em um cadastro importante no sistema eu abro uma transação e se
> cancelarem o cadastro eu dou o Rollback, caso salvem eu executo o Commit,
> blz. O problema é quando abrem um subcadastro, e salvam o mesmo dentro dessa
> transação, o que acontece, após fecharem o formulario que abriu a transação
> ele executa o rollback cancelando o cadastro efetuado no subcadastro... como
> eu posso abrir outra transação para tratar do subcadastro somente ?
>
> Estou utilizando o componente IBO.

Denis sobre o IBO não conheço então não vou poder ajudar muito mas se for ver pelo lado da lógica
como o Cantu e o Magno já falaram esse subcadastro é dependente do cadastro principal não é ???
Então pela lógica o certo seria você abrir a transação quando começar o cadastro principal, abri o
subcadastro e fazer os inserts, updates e delete e só na finalização de tudo dar commit em caso de
sucesso ou rollback em caso de erro. Por imagine só vc tem o cadastro principal, e o subcadastro
cada um com uma transação separada aí você inicia uma transação no cadastro principal e inicia
outra no subcadastro, cadastra tudo e fecha esse transação e até finalizar o cadastro principal dá
algum erro vai dar o rollback no principal, vai ficar dados incoscistentes já em uma transação só
tudo vai ser cancelado ao mesmo tempo.

Sogra é como onça :  temos que preservar, mas ninguém quer ter em casa