[firebase-br] RES: Opinião: IBX (Delphi 7) é INcompatível com Firebird 2.x?

Eduardo Bahiense eduardo em icontroller.com.br
Sex Abr 11 13:13:30 -03 2008

> Bom, não acredito que o DBX seja o Ó.. Primeiro porque ele é
> declaradamente MAIS lento que IBX, IBO, FIBPLUS e etc.. porque ele não
> usa a DLL do banco diretamente... DBX é ótimo pra quem quer mexer
> multibanco. Pois se for específico em um único, não acredito ser vantagem.

Você está enganado. A base do arquitetura DBX é justamente ter dlls
isoladas e específicas para cada SGDB, afim de prover acesso
especializado a cada um. Você já deve ter visto algo como dbexpint,
dbexpora, dbexpmy e assim vai. Eu, particularmente já testei vários
componentes de acesso e não vi diferença gritante entre nenhum deles. A
única ressalva é o driver dbx da UIB que, até onde testei, dentro da
maneira que utilizamos e de nossas necessidades com valores numéricos,
apresentava alguns bugs incontornáveis.

O que acho bom no DBX, é que seus componentes derivam são compatíveis
com as sintaxes do TDataset e permitem maior portabilidade. Alguns
componentes como os da UIB usam sintaxes diferentes exigindo maior
trabalho no caso de ter que trocar componente de acesso.

Em síntese, no fundo, é tudo a mesma coisa. O IBO tem grande diferencial
de funcionalidades, mas para isso te obriga a "casar" com ele, pois se
quiser compatibilidade com TDataset, vai ter que cair na vala comum dos
outros componentes.

A prova disso é que basta você fazer a simples infeliz pergunta aqui na
lista:
Pessoal, qual o melhor componente de acesso para o FB?

Você terá respostas como:

Uso o IBX e estou muioto satisfeito.
DBX, com certeza
UIB nunca me deu problemas