[firebase-br] GSec em rede

Adriano Santos (Yahoo) falecom em adrianosantos.pro.br
Ter Abr 8 11:27:39 -03 2008

Pessoal,

Por favor, estou com uma dúvida que não consigo sanar há dias.
Meu sistema é desenvolvido com Delphi e Firebird 1.5.5. Uso um usuário
diferente do SYSDBA para conectar-me ao banco. Esse usuário e senha são
constantes na minha aplicação. Preciso montar um esquema para
conectar-me ao security.fdb e alterar automaticamente a senha deste
usuário ou ainda incluir o usuário caso não exista. Tudo isso para
facilitar a instalação do meu sistema.

Hoje, minha aplicação cria um pequeno arquivo de lote (.bat) sempre que
é aberta e executa-o. Esse arquivo de lote roda os comandos do GSEC para
deletar o usuário e depois incluir novamente. Isso pra evitar que algum
espertinho tenha mudado a senha do sistema. Pois bem, só funciona claro
se estiver rodando a aplicação no servidor, onde o banco FB está
instalado, já que não instalo FB nas máquinas cliente.

Gostaria de fazer um bat que me conectasse com o security do servidor
pra efetuar essas alterações, mas não consigo de jeito nenhum. Baixei
algumas apostilas sobre os utilitários do FB e mesmo lendo e relendo
inúmeras vezes, fazendo testes e tal não consigo resolver o problema.
Tentei usar os comandos mais ou menos assim:

GSEC>gsec -user SYSDBA -password masterkey -database
192.168.15.99:<Caminho>\security.fdb

GSEC>gsec 192.168.15.99:<Caminho>\security.fdb -database -user SYSDBA
-password masterkey

Bom, testei de tudo que é jeito. Hora diz que não pode se conectar ao
caminho. Hora é usuário e senha inválido. Hora "aparentemente" o
servidor está parado, enfim.

Tem alguma receita de bolo pra fazer isso?

Obs. Uso o DBExpress para acesso.
Obrigado

--
Adriano Santos