[firebase-br] Consulta SQL Parte 2

Murilo murilo em conchalnet.com.br
Ter Out 9 10:29:48 -03 2007

Fiz meu SQL da seguinte forma:

SELECT

Vendas.Codigo,

Vendas.Data,

Vendas.CodClie,

SUM( Itens.Quantidade * Itens.PrecoVenda ) AS TotVenda,

SUM( Itens.Quantidade * Itens.PrecoCusto ) AS TotCusto,

SUM( Extras.Valor ) AS TotCustoExtra

FROM Vendas INNER JOIN Itens ON Vendas.Codigo = Itens.CodVenda INNER

JOIN Extras ON Vendas.Codigo = Extras.CodVenda

GROUP BY Vendas.Codigo, Vendas.Data, Vendas.CodClie

ORDER BY Vendas.Codigo

Meu problema é o seguinte:

Se a tabela de CUSTOS EXTRAS tiver 10 registros, os resultados das somas

são multiplicados por 10. Por exemplo, se o resultado correto da soma do

campo TotVenda seria 100,00, esta instrução SQL acima retorna para mim

R$1.000,00 caso existam 10 registros na tabela de CUSTOS EXTRAS. O mesmo

ocorre com a soma do campo TotCusto.

Já tentei de tudo, mas não obtive nenhum sucesso. Ao meu entender este

select não deveria ter este comportamento, que está errado, pois estou

agrupando ele

Sei que alguém vai perguntar: "Porque uma chave estrangeira na tabela de

Custos Extras apontando para a tabela de Itens?" - Resposta: É para a

manutenção desta tabela, pois sempre que um item é adicionado na tabela

de itens um Trigger gera os custo extras de cada item. Também poderei

utilizar este campo para a emissão de um relatório agrupado por produto.

será que poderia ser algum BUG? não consegui enteder o porque retornaria

dessa forma....

[]'s

Agradeço atencipadamente a ajuda de todos.

Murilo ABCS Informática/Conchalnet

Rua das Angélicas, 622 - Centro

Conchal/SP - CEP 13835-000

 <http://www.abcsinformatica.com.br> www.abcsinformatica.com.br