[firebase-br] Impedir SYSDBA de acessar o banco

Kleber Caneva kdcc em terra.com.br
Qua Nov 14 11:23:10 -03 2007

Infelizmente o controle de senhas no Fb ainda é por servidor e não por banco
de dados. O que faz com que se vc mudar a senha do SYSDBA ele mudará para
todos os bancos.

Essa alteração está prevista para umas dass prócimas versões no FB.

A Principio o que vc pode fazer, é usar um servidor diferente para esse BD,
como seria uma outra instalação, vc poderia mudar a senha em prejudicar os
demais.

[]´s

Kléber Caneva

----- Original Message -----
From: "Alex Ricardo Parolin" <arparolin em gmail.com>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Wednesday, November 14, 2007 9:01 AM
Subject: [firebase-br] Impedir SYSDBA de acessar o banco

Tenho o Firebird instalado no servidor e muitos aplicativos diferentes
acessam cada um o seu banco. Num destes aplicativos, quero impedir que o
SYSDBA acesse esse banco. Pensei em trocar a conhecidíssima senha
'masterkey' para outra, mas isso danificaria os demais aplicaticos, muitos
quais utilizam SYSDBA/masterkey para acessar o banco.

A dúvida é: como impedir o acesso do SYSDBA em um determinado banco de dados
sem alterar a senha dele? Sei que determinados usuários podem ser impedidos
de acessar determinados bancos, mas isso acontece com o SYSDBA também?

Obrigado,

Alex Ricardo