[firebase-br] CDS em REDE

Fausto fausto.s.a em uol.com.br
Qua Mar 28 15:22:26 -03 2007

Adriano, vou responder a ti, pois sua dúvida não é exclusivamente de
delphi, como alguns amigos estão dizendo.
Você instala o server do firebird no servidor e nas estações instala a
versão client.
Seria interessante se você mantivesse um arquivo ini onde estaria
passando a string de conexão
Este seria o conteúdo do ini.
[CAMINHO]
PATH='192.168.1.11:C:\Delphi\LojasFb\Dados\SysLojas.Fdb'
onde você teria o path do banco, é interessante também você manter o
arquivo .FDB em uma pasta diferente do executável.
Agora no seu programa, no eventon oncreate você abre o ini e passa ele
para a conexão.
Observe que eu sempre uso o ip do servidor...*192.168.1.11
*E qto ao seu executável tenha uma cópia dele  em cada estação e não um
atalho somente e vale lembrar que o arquivo ini também tem que estar
junto de cada executável.
Eu tenho o seguinte código no evento BeforeConnection de meu componente
de conexão.
procedure TDataLojas.LojasconBeforeConnect(Sender: TObject);
var ArqIni : tIniFile;
    Caminho :string;
begin
  ArqIni := tIniFile.Create(ExtractFilePath(Application.ExeName) +
'Conecta.ini');
  Caminho := ArqIni.ReadString('CAMINHO', 'PATH', '');
  Lojascon.Params.Values['DATABASE'] := Caminho;
  ArqIni.Free;
end;
Não sei se deu para notar, mas eu utilizo o DBExpress e como você disse
que utiliza ClientDataSet a dll Midas.dll deve estar junto de cada
executável.
De uma pesquisada nas msgs antigas do forum com a palavra conexão ou
ainda arquivo+ini você vai encontrar muitas coisas lá.
[]´s
Fausto