[firebase-br] Acesso a Banco de Dados Externo

Eduardo Pelizzari de Andrade eduardoandrade em persoft.com.br
Qui Jun 21 12:16:25 -03 2007

1. O Firebird não vai fazer selects de banco de dados diferente;
2. O Firebird não gerencia transações em banco de dados diferentes;
3. O Firebird só consegue gerenciar banco de dados que estão nos discos
das máquinas que ele está rodando;

Você deve ter desenvolvidos sistemas com a base de dados com arquivos
nativos tipo DBF, Pardox etc e agora deve estar tentando desenvolver em
arquitetura cliente x servidor. Procure na net sobre cliente x servidor
para entender os conceitos.

Existem maneiras de trabalhar com sistema distribuídos com vários bancos
de dados com firebird e superar as limitações acima, usando replicação,
multi-camadas etc, mas isso só vale ser aplicado em sistemas complexos,
você está apresentando um problema simples, o mais fácil é trabalhar com
um banco de dados só. Se por questões legais, você precisar manter um
arquivo com o movimento do caixa, faça um log em txt será muito mais
fácil de trabalhar.

Eduardo Pelizzari de Andrade
Persoft Softwares Aplicativos