[firebase-br] Produto Similar

paulosxs Yahoo! paulosxs em yahoo.com.br
Qua Jun 6 19:23:15 -03 2007

Juliano Van Dal <julianovandal em yahoo.com.br> escreveu:

> Por favor, como faço para que, num cadastro de produto eu cadastre itens que
> seja similares entre si (diferindo somente a marca), para que quando eu
> entre no produto de código 125 (por exemplo), eu tenha como buscar e mostrar
> que o item 140 (por exemplo) é similar daquele outro, e vice-versa..

Passei por uma situação parecida. Trabalho para um hospital. Os médicos
preenchem prescrições onde escrevem medicamentos que a enfermaria deve
aplicar aos pacientes. Quando fui informatizar esse processo, surgiu a
seguinte situação: se o médico for prescrever Novalgina e não houver
Novalgina em estoque, o sistema deve oferecer alternativas, ou seja,
outros produtos que tenham em estoque com as mesmas propriedades da
Novalgina, isto é, um analgésico composto por dipirona. A estratégia que
usei foi uma tabela de produtos com as seguintes informações, por exemplo:

Id   Nome                             PalavrasChave

 1   Novalgina gotas 20ml             dipirona analgésico dor doril
 2   Doril compr. 500mg               dipirona analgésico novalgina dor
 3   Dipirona Genérica compr. 500mg   dipirona analgésico dor doril
novalgina
 4   Sonridor comp. 500ml             paracetamol analgésico dor
 5   etc...

Assim, por exemplo, quando o médico, ao preencher a prescrição, digitar
"novalgina", o sistema oferece, como alternativas, todos os produtos em
que "novalgina" consta no Nome ou nas PalavrasChave. Nesse caso seriam:

Dipirona Genérica compr. 500mg
Doril compr. 500mg
Novalgina gotas 20ml

No seu caso, qual é o objetivo de conhecer os similares?