[firebase-br] Altera??o na estrutura de tabela no banco

Kleber Caneva kdcc em terra.com.br
Ter Jul 10 11:49:59 -03 2007

Como você alterou o tamanho do campo de 80 para 60 ? Se mexeu com as tabelas
do sitema pode corromper sua base de dados.

Aumentar o tamanho de um campo não é problema, mas quando vc diminue ele é
aconselhavel vc criar um segundo campo temporario, passar os dados para ele,
dropar o antigo, voltar os dados e dropar o camo temporario.

[]´s

Kléber caneva

----- Original Message -----
From: "Juliano Van Dal" <julianovandal em yahoo.com.br>
To: <lista em firebase.com.br>
Sent: Friday, July 06, 2007 4:14 PM
Subject: [firebase-br] Altera??o na estrutura de tabela no banco

Oi, estou migrando e re-adequando um sistema de .DBF para .FDB, No entanto
precisei incluir  em uma tabela do banco .FDB 2(dois) campos do tipo string,
e alterar o tamanho de um outro campo string ja existente(DE 80 PARA 60),
Apos ter feito isso,  o meu sistema começou a dar um erro ao tentar abrir o
cadastro que usa a tabela alterada (produtos), que só consegui parar de
fazer dar o erro quando entrei na tela de migração que fiz, onde exclui
todos os registros da tabela em questao (PRODUTOS), e importei novamente da
tabela .DBF...

A minha dúvida é: e se eu ja tivesse rodando com o meu sistema novo (Com o
Firebird) e precisar alterar a estrutura de alguma tabela/campo, estarei
correndo o risco de perder todos os dados da tabela?? Existe algum
procedimento ou regra adequada??
Confesso que fiquei preocupado.
Sorte minha que o sistema da empresa que esta funcionando era o antigo
ainda, e por enquanto ainda estou em fase de teste...
Agradeço qq exclarecimento.
Grande abraço e saudações a todos...

Scan engine: McAfee VirusScan / Atualizado em 06/07/2007 / Versão:
5.1.00/5069