[firebase-br] Baixo movimento da lista

Anderson Marques Ferraz cacomarx em gmail.com
Qua Ago 1 02:12:58 -03 2007

Necessariamente tem que haver 50 emails por dia dessa lista?
Tem dia que tem mais, tem dia que tem menos. Sobre isso de postar as
dúvidas, acho que muita coisa resolvida aqui está ao alcance de um botão
(Google, por exemplo). Acho muito mais vantajoso receber um email por dia
sobre algo realmente interessante e com uma dúvida com a qual eu aprenda
algo que não se aprende facilmente, ou um exemplo incomum, ou uma dica
prática do que receber os 50 sobre dúvidas que seriam sanadas com 5 minutos
de pesquisa simples, como já vi acontecer. Uma dúvida não é algo que deve
apenas ser respondido para resolver um problema puntual e simples; claro, há
casos e casos, mas se você é iniciante, informe-se primeiro, para saber
perguntar: se for um caso digno de se mandar um "broadcast" para 3000
pessoas, faça. Se você já tem algum conhecimento e não conseguiu resolver
seu problema com tentativas e pesquisas, aí sim. Mas é odioso abrir a caixa
e ver off-topics não declarados, camarada pedindo ajuda com ClientDataSet,
componentes Delphi, alteração de senha do Firebird... por favor. Há
iniciantes, eu sei, mas conhecimento básico tem a rodo na net.

Não sou a favor do baixo ou alto tráfego na lista, mas a favor do BOM
tráfego.