Re: [firebase-br] DBXpress II - A missão

Marcelo Silva marcvan em ig.com.br
Ter Abr 10 12:53:02 -03 2007

CDS é independente... entao ele casa com  qualquer um.
O que manda é o DataSetProvider ele se conecta ao DataSouce entao todos os
componetes que por sua vez linka com DataSource esta disponivel para o CDS
(ClientDataSet)

Desta forma nao precisa se preocupar pois o que vai mandar é o padrao SQL
que o FB aceita, pois funciona mais ou menos assim

O componente funciona como uma BOY que pega seu SQL e entrega ao FB e o FB
devolve a resposta para o componente este componente que cria um
Array[linha][coluna] como result

Ja ouvi muito se falar na incompatibilidade entre o IBX e o FB ou IB mas ate
hoje nunca tive um problema sequer e uso FB2 x IBX

Veja só alguns, componentes acabam criando uma "incompatibilidade" nao por
causa do metodo usado no FB mas sim nele proprio... ele tenta "contruir
results" que facilitam a vida do programador, o que por sua vez sao
protegidos pelos try's da vida com respostas nunca culpando a si proprio,
mas a origem é a mesma para o IBO assim como para o IBX e outros

Um Exemplo grosseiro:

O IBX traz num result um Array[Linha],[Coluna]

O IBO traz num result um Array[Linha],[Coluna],[RowsEffected]

O IBO lhe traria uma funcao a mais pra facilitar sua vida

Um componente nada mais é do que um agregado de funcoes para facilitar a
vida de nos simples mortais

*Seja qual for o componente os comando sempre sao SQL em texto puro

Dificilmente o FB1 ou 2 ficara incompativel com o IBX a menos que o pessoal
resolva Mudar a forma (string) de conexao mas, neste caso poderiamos da
adeus a todos os componentes atuais... voces achar que isso vai ocorrer
assim?

Marcelo Silva
msn: marcvan em ig.com.br
11 6723-3106 - TB