RES: [firebase-br] FB 2.0 realmente é + rápido ? comigo foi mais lento q o fb 1.5

Maycon Ferraça maycon em nucleosistemas.com.br
Seg Set 18 13:49:15 -03 2006

Não seria o operador UNION ALL, mas sim com o predicado ALL, por exemplo:
SELECT * FROM TABELA1 WHERE CODIGO > ALL(SELECT CODIGO FROM TABELA2);

O fato do predicado ALL não ler índice é para corrigir um bug, onde o
resultado poderia vir incorreto justamente por efetuar uma leitura
indexada.
No caso do NOT IN, o otimizador nas versões até a 1.5.x efetuava a
conversão do predicado IN (e inclusive o NOT IN) para EXISTS (ou NOT
EXISTS). Por exemplo:

O comando

SELECT * FROM TABELA WHERE CODIGO NOT IN (SELECT CODIGO FROM TABELA2);

era internamente convertido para

SELECT * FROM TABELA WHERE NOT EXISTS (SELECT 1 FROM TABELA2 WHERE
TABELA2.CODIGO = TABELA1.CODIGO);

O que no Firebird 2.0 não faz mais a conversão do NOT IN de maneira
proposital (segundo Dmitry Yemanov). O motivo é desconhecido por mim,
mas acredito que seja algo similar sobre o que aconteceu com o ALL.

Abraço!
Maycon Ferraça