RES: [firebase-br] FB 2.0 realmente é + rápido ? comigo foi mais lento q o fb 1.5

Caio Oliveira news em caiosistemas.com.br
Ter Set 19 10:58:55 -03 2006

Olá Pessoal,

Eu estou usando o FB 2.0 em nosso sistema de testes hà pelo menos 03
meses; algum tempo atrás me deparei com uma SQL que funcionava bem no
FB1.5 porêm quando rodava no 2.0 o servidor praticamente parava!.

Descobri que havia uma tabela no sistema com 02 indices para o mesmo
campo e, ao eliminar o indice duplicado; a SQL que travava o FB 2.0 RC4
passou a funcionar normalmente.

Esse ainda é um problema no FB2.0; porêm depois de resolvido na nossa
base o problema do indice, não notamos mais nenhum problema.

Quanto à performance, ainda não temos parâmetros para informar com
precisão, na verdade não notei muita diferença; mas, o fato é que nossa
base de testes funcionava muito bem com o FB1.5 e continuou funcionando
muito bem com o FB2.0. Estamos aguardando a RC5 de forma que com ela,
possamos fazer a instalação em um de nossos maiores clientes e, ai sim
acredito, poderemos sentir as diferenças.

Sds, Caio Oliveira

Maycon Ferraça escreveu:
> [...]
> conversão do predicado IN (e inclusive o NOT IN) para EXISTS (ou NOT
> EXISTS). Por exemplo:
>
> O comando
>
> SELECT * FROM TABELA WHERE CODIGO NOT IN (SELECT CODIGO FROM TABELA2);
>
> era internamente convertido para
>
> SELECT * FROM TABELA WHERE NOT EXISTS (SELECT 1 FROM TABELA2 WHERE
> TABELA2.CODIGO = TABELA1.CODIGO);
>
> O que no Firebird 2.0 não faz mais a conversão do NOT IN de maneira
> proposital (segundo Dmitry Yemanov). O motivo é desconhecido por mim,
> mas acredito que seja algo similar sobre o que aconteceu com o ALL.

>>> Cantu (Membro do TeamFB - FireBase)