[firebase-br] Select Distinct para colunas

Fabio clicklist em gmail.com
Sex Set 1 15:38:06 -03 2006

Oi amigos

Antes de começar, só para desencargo de conciência:
NÃO USO ASTERISCO
NÃO USE ASTERISCO
O MINISTERIO DA SAUDE ADVERTE: ASTERISCO PODE SER PREJUDICIAL A SAUDE DO SEU
SQL

Ok. Agora às teorias:

Estive pensando... quando um SQL retorna linhas iguais, podemos usar SELECT
DISTINCT para filtrar os registros repetidos

Agora imagine que num join, nos usamos SELECT * FROM ....
Ocasionalmente (dependendo do layout do banco) algumas colunas podem ter o
mesmo nome. Por exemplo:

Tabela: PEDIDOS
PedidoID

Tabela: ITENSPEDIDO
PedidoID
ItemPedidoID

Quando eu fizer o join das tabelas usando o asterisco (*), vai aparecer
repetida a coluna PedidoID, já que consta nas 2 tabelas. Elas também tem
exatamente os mesmos valores.
1) Não haveria algum comando tipo "SELECT DISTINCT COLUMNS", etc. que
filtrasse isto?
2) Acho que seria uma ideia legal, já que diminuiria a quantidade de dados
retornados da query, e diminuiria o trafégo de informações pela rede
3) Tambem reduziria aquele erro chato que diz que vc precisa especificar de
qual tabela é este campo, ja que mais que uma tabela tem esse mesmo campo (é
claro, precisaria de algum mecanismo de resolução)

É isso. []'s a todos!