[firebase-br] Capacidade do Firebird.

Seg Out 23 10:43:30 -03 2006

Já faz algum tempo que eu respondi uma dúvida como a sua... então vamos lá.

O FireBird é um banco leve, e geralmente é bem esperto (quando o
pessimizador de planos não resolve atuar).

O maior problema do banco é a forma como as pessoas controlam suas
transações.

Se você tiver um controle transacional coerente e bem acertado, poderá usar
um pentium 100 com 32 mb de memória, estará com boa performance, mesmo com 5
usuários acessando uma base de quase 100 mb. Naturalmente se não houverem
relatórios analíticos, UDFs, triggers em cascata, e uma baixa quantidade de
emissão de relatórios.

Em contrapartida, se seu modelo transacional for ruim, ou seja, usar
transações longas, mantendo muitas versões dos dados no banco, um pentium 4
de 2ghz com 512mb de memória pode ser muito pouco para a mesma base citada
no exemplo acima.

Já fiz sistemas para supermercado e sei que o FB dá conta tranquilamente de
15 PDVs fazendo lançamentos contínuos numa base com 150 a 200 mil registros
de produtos, mesmo com um servidor mediano (pentium 3), considerando
transações curtas. talvez até auto-commitadas. Mas só preste atenção ao
horário que as totalizações diárias serão feitas, e qual será o melhor
momento para a emissão dos relatórios analíticos. Se estes últimos forem com
frequencia, sugiro que se instale dois servidores. um para cuidar dos
caixas, e outro (backup restaurado duas ou três vezes ao dia) apenas para
relatórios, cálculos, etc... Se você colocar uma máquina top de linha,
basicamente não verá diferença no desempenho dos caixas, mas terá muita
diferença nos relatórios. Apenas lembre que se um relatório pesado for
iniciado, os caixas ficarão aguardando ele terminar (o que pode ser evidado
com o FB classic numa máquina dual-core)

A quantidade de memória usada pode ser alterada no FireBird.Conf, juntamente
com o tamanho do PageSize do banco, mas geralmente o banco não usa grandes
quantidades de memória, ele deixa o SO usar para cache de arquivo.

Eduardo Jedliczka
Membro do TeamFB - FireBase
Apucarana - PR
"Posso não concordar com nada do que dizes.
Mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo"
(Voltaire 1694-1778)