Re: [firebase-br] Unificação de Sistema

JJW Informática Ltda. - Roberto roberto em jjwinformatica.com.br
Qui Nov 30 15:54:38 -03 2006

Cara seguinte, eu trabalho de desenvolvedor tecnológico e lhe digo que, na minha visão a mehlor coisa a ser feita seria:
* deixe sua aplicação aberta para outros bancos, para isso utilize uma arquitetura multi-camadas
* não faça regras ou outras operações utilizando triggers, stored procedures, udfs, bem resumindo, comandos ddl não padrões.
* faça uma base de dados com no máximo tabelas, views e integridade relacional o resto (regras, outros) na aplicação servidora
* crie um engine seu derivado do TDataSet, assim vc poderá mudar a base sem precisar fazer grandes alterações

Bem, existe muito mais coisas que poderiamos conversar sobre, mais acredito que, resumidamente as vantagens de utilizar componentes de acesso nativo são menores que as de utilizar componentes de acesso genérico (ADO, BDE e o melhor DBExpress). Assim como sei que outros membros da lista não pensam como eu, lhe apresentei minha visão. Hoje, na empresa em que trabalho, utilizamos tudo do jeito que não gostariamos de utilizar hoje (2 camadas, triggers, stored-procs, udfs...) nos deixando 100% amarrados ao Firebird.

A proposta acima é uma visão para um sistema de médio-grande porte. Nosso sistema hoje possui mais de 400 tabelas com mais de 700 telas no sistema, e realmente uma pena não podermos deixar um cliente utilizar um banco da preferência dele, sendo que o Firebird é um ótimo banco, mas com problemas tecnológicos como, o FirebirdSS não suportar mais de 1 processador entre outros...

Concluindo, a arquitetura TDataSet + TDataSource está pronta e rodando à anos no mercado e lhe deixando N portas abertas (3 camadas, Web, WebServices... futuro). Amarar sua aplicação à um banco, não teria meu voto à forvor... é isso!

Att. Roberto!
  ----- Original Message -----
  From: Fernando Reis Guimarães
  To: FireBase
  Sent: Thursday, November 30, 2006 3:00 PM
  Subject: Re: [firebase-br] Unificação de Sistema

  Bom, são vários os motivos:

  O que mais me agradou é que a grid dele threaded, ou seja quando voce manda
  ir para o ultimo registro ele mostra uma mensagem na tela mandando esperar e
  o aplicativo não trava ficando branco, e tem o botão de cancelar o fetch, ou
  seja voce pode parar no meio e fazer outra coisa...

  Já mexeu com access? Ja viu aquela opção que voce cria um formulário
  continuo? entao no ibo tem como fazer isso também...
  A grande verdade é que quando se conheçe o IBO você acha até ridiculo os
  outros componentes.....
  Quase tudo é grafico, ele tem um query builder.
  A grid dele te permite reordenar os dados sem precisar fazer um nova query.

  Puts.. É muita coisa....
  Acho que seria mais viavel alguem produzir um DataProvider um e um Client
  pro IBO do que limitar-se aos componentes de compatilidade com o dataset (
  geralmente para emitir relatórios e outra coisas )...

  Entende?

  E por falar nisso, ja levantaram a possiblildade de componentes de
  dataprovider para o ibo nesta lista, mas ninguem repondeu... alguem sabe se
  é possível?

  2006/11/30, Jeferson Oliveira <jefersonfoliveira em gmail.com>:

  > componentes de controle do IBO só aceita eles
  >
  > Não uso o IBO. Pretendo avaliá-lo em breve caso tenha problemas na
  > migração para a versão 2.0 do Firebird.
  > Qual a vantagem de utilizar os próprios controles do IBO (IB_*) ao
  > invés de usar a linha derivada de TDataSet? Não teria um custo alto de
  > migração por ter que alterar os controles utilizados em sua aplicação?
  > A diferença de performance compensa esse custo?
  >

  > Abraço!
  > Jeferson Oliveira

  Atenciosamente,
  Fernando Reis Guimarães.