[firebase-br] Group By perde Referencias

Mario brujeria em task.com.br
Sex Nov 24 18:47:53 -03 2006

Ola,

percebo que quando faço um GROUP BY perco as referencias da tabela.

Ex1.: SELECT ID FROM PESSOAS
Neste caso me retorna o nome do campo (ID) e a tabela que pertence
(PESSOAS).

Ex2.: SELECT ID FROM PESSOAS GROUP BY ID
Desta forma me retorna apenas o nome do campo (ID) e o nome da tabela
vem nulo (no caso deveria vir PESSOAS).

Problema : O que acontece é que, quando faço GROUP BY com várias tabelas
podem ocorrer nomes de campos iguais.

Alternativa : Atualmente trato esse problema usando ALIAS, mas é um
tanto trabalhosos. ex.: SELECT ID AS IDPESSOA

Fiz tentativas no FB2 e o problema continua.
Eu dei uma pesquisada nos release notes e não vi nada referente a isto!

Gostaria de saber de vocês:
1. Isso realmente é um erro ou problema?
2. Isso já afetou seu trabalho de alguma forma?
3. Tem isto em pauta pelo menos para a FB 3 ?

Obrigado,
Mario H.