[firebase-br] Ajuda Urgente - Delphi + IBObjects + Firebird???

Hugo Ricardo hdricard em gmail.com
Sáb Mar 25 07:48:26 -03 2006

Boas.

Já coloquei vários tópicos sobre este assunto, mas como não obtive nenhuma
resposta/ajuda concreta, volto a colocar outro. As minhas desculpas!

Começo a ficar um pouco desesperado e a pensar seriamente em mudar de Base
de Dados nas minha Aplicações. O Firebird pelo que li é mt bom, grátis, ...
Mas nas minhas aplicações extremamente lento, mt mesmo!

Acontece que tenho aplicações com tabelas com muitos registos (4000~40000,
isto é verdade!!!) e o Firebird/Delphi/IBObjects não está a corresponder!!!

Não sei o que se possa passar, a verdade é que também não conheço e nem sei
onde pesquisar por configurações correctas para estas 3 ferramentas
funcionarem correctamente...

Já testei alterar o PageSize da minha Base de Dados Firebird - não notei
resultado significantes. Testei com um PageSize de 4k que pelo que li era mt
bom para inserções, alterações... Testei com o Page Size de 8k que funciona
melhor para consultas!!! O meu programa necessita das duas funções, inserir
e pesquisar...

Já testei inserir, alterar e remover dados através de SQL directamente no
Delphi - ficou mais rápido, mas sempre que fazia um refresh ao meu
DataSource para actualizar os dados com o ultimo processo o programa ficava
na mesma mt lento! Ou seja, mais trabalho com SQL e o programa práticamente
igual...

Já ouvi falar por aqui acerca de transações, mas não sei o que isto é! Penso
que seja a forma de como o IBObjects comunica com o Firebird???

Não sei se todo o meu problema se resume a alguma configuração em especial
do Firebird/IBObject/Delphi???

Haverá uma configuração standard para estas 3 ferramentas funcionarem na
perfeição???

Peço realmente ajuda ou algum link que me possa ajudar!!!

Obrigado pela atenção.

Cumprimentos
Hugo Ricardo, Portugal