[firebase-br] Como usar o FB com suporte a PT_BR

Pha lista em pha.com.br
Ter Mar 14 08:48:09 -03 2006

Respostas abaixo.

Paulo Henrique Albanez
VirtualSystem Informática Ltda
Nova Odessa / SP - Brazil
Membro do TeamFB (FireBase)

> Faz muito tempo que uso FB, mas nunca usei com o suporte a collate PT_BR.
> O que muda? Como por exemplo tenho que definir uma tabela e um varchar?

Funciona como os demais collates.

> Tenho que usar ainda o CHARACTER SET WIN1252 COLLATE PXW_INTL850?

Nos campos onde voce desejar ter procuras e indices que não consideram
acentos e nem caixa, voce deve trocar o COLLATE PXW_INTL850 para COLLATE
WIN_PTBR.

> Nas pesquisas não é mais necessario usar UPPER?

Não é necessario utilizar UPPER e nem remover os acentos.

> Alguma coisa que deva saber em especial para a instalação ou para
> exportação de dados de um que não tem o PT_BR?

Não, a instalação é a mesma do FB oficial e a alteração dos Collates deve
ser feita da mesma forma que se faz para trocar qualquer outro collate.

> Qual o melhor e mais atualizado link para baixar as ultimas versões do
> FB com PT_BR?

https://sourceforge.net/projects/firebirdptbr

Para utilizar o CollatePTBR, voce deve instalar o FB with CollatePTBR no
servidor e nas estações, na versão 2.0 os Collates PTBR já foram
adicionados no FB oficial.

Leia o arquivo ..\CollatePTBR\Leia-me.txt, instalado junto com o FB with
CollatePT_BR.