[firebase-br] Busca com e sem acentuação

Valmir Cardoso valmircardoso em itj.viacabocom.com.br
Sex Mar 10 23:42:01 -03 2006

Olá Pessoal!

Hoje fui instalar um Sistema num cliente que me
mandou a seguinte baga: Posso pesquisar JOSE CORACAO
ou JOSÉ CORAÇÃO ou jose coracao ou josé coração que
o Sistema retorna todas as 4 ocorrências?

Engasguei, avermelhei e antes que a pessoa falasse: "É que o
Sistema do teu concorrente que é no SGDB ? faz isto
tranquilamente!", fui logo dizendo: "Vou pesquisar, mas é
bem provável que faz"

Então realmente pesquisei, encontrei o FireBird de um galera
de coração generoso, versão 1.5.3 com collate PT_BR, e
baixei. Desinstalei o anterior (1.5), instalei o novo FB e segui
a dica deles que é rodar um determinado Script que vem
junto, que instalará o tal collate (e também o WIN_PTBR)
naquela base específica. Cada base, vou precisar rodar o
script.

Pelos meus testes, ficou legal: Numa determinada base, que
já estava criada, após instalar os collates novos, criei um novo
campo numa table que já estava criada e lá coloque todos
os "josés" acima e buscando um, lista todos.

Porém, através do IBExpert, alterei um campo VARCHAR
que já havia sido criado antes, e mudei o collate para PT_BR.
Apesar de após commitar aparecer que o campo realmente
agora tem este collate, no entanto as pesquisas não funcionam,
tanto para dados que já havia no campo, como para novos
dados digitados neste campo.

Será que um backup restore corrigiria isto?

Estou no caminho certo?

Valmir