[firebase-br] Otimizar SP

Vânia vania em informaticaomni.com.br
Ter Jul 25 04:28:25 -03 2006

Olá pessoal,

estou com o seguinte problema: possuo uma tabela com a seguinte estrutura:
CodCliente, CodVariedadade, Mes, Area.

Possuo um relatório que faz a soma da área e que deverá ficar da seguinte
forma:

Cliente Var1 Var2...Var12 Total
 1          12    4        21         50
 2          15    6        18         60

Nesse relatório o usuário escolhe quais as variedades ele deseja visualizar
e qual a faixa de meses que serão considerados (por ex. de janeiro a julho)

Para isso eu criei uma stored procedure que calcula a soma de area dentro do
periodo desejado para uma determinada variedade, passando por parâmetro o
mes inicial, o mes final e a variedade.

Depois criei uma segunda stored procedure que chama q primeira para cada
variedade q o usuário escolheu fazendo left join.Por ex.

Select V1.Area, V2, Area....V10.Area
from SP(1,7,3)  V1  left join
SP(1,7,4)  V2 on V1.CodCliente = V2.CodCliente left join SP(1,7,5)   V3
on....

o problema é q a segunda SP demora horrores pra abrir (tipo uns 20 min),
acredito q seja por causa dos left join...

alguém saberia me dizer como posso fazer isso de outra maneira??? se eu devo
mudar a modelagem do banco, se tem como, na segunda SP, chamar a primeira
várias vezes passando parâmetros diferentes sem usar left/inner join...etc..

já pesquisei na net e aqui na lista e não consegui encontrar nada
parecido....

Desde já agradeço
Vânia