[firebase-br] Off-Topic: Procuro desenvolvedores com Lazarus dispostos a participar de um projeto open-source...

Dom Jan 29 01:32:50 -03 2006

Caros amigos,

Primeiramente, perdão pelo off-topic.

A poucos dias encontrei pessoas comentando soluções para o desenvolvimento
de Sistemas em Linux, onde teve pessoas comentando sobre o FreePascal (em
modo console) e Lazarus (modo gráfico).  Eu mesmo participei da conversa, e
falei um pouco do Lazarus.

Gostaria de dizer que estou realmente escrevendo um software para Linux
utilizando a "estrutura abaixo" , e gostaria de trocar informações e
experiências com outros membros desta lista, pois imagino que assim como eu,
tais pessoas gostaria de utilizar o FireBird nesta empreitada.

Acabei construindo um ambiente "quase" produtivo com o Lazarus (100%
funcional em Windows e Linux com Gnome, mas alguns inconvenientes no Linux
com o KDE), utilizando as seguintes ferramentas:

- Base de Dados: FireBird (base oficial), DBF e Texto para troca de
informações...
- Compilador: FreePascal 2.0.2
- IDE: Lazarus 0.9.11 - snapshot do dia 26/01/2006
- Acesso ao FireBird: ZeosDBO 6.5.1 alfa - snapshot do dia 13/10/2005 (com 2
pequenas alterações)
- Acesso ao DBF: DBFlaz (espécie de conversão do TDBF do delphi)
- Administração ao Banco de Dados FireBird:
   * Windows : IBExpert Personal
   * Linux: FlameRobin
- Ferramenta de Relatórios: Componentes feitos por mim mesmo (para Delphi
desde o Delphi 3, e migrado para o Lazarus), com funcionamento semelhante ao
QReport do Delphi 2, mas dispõe de preview, texto justificado, labels com
sombra, e a possibilidade de salvar um "preview" de relatório para abrir e
imprimir em outro momento/computador, apesar de funcionarem bem, ainda são
muito caseiros.

Mas a verdade é que estou tendo muito trabalho, e informações são
extremamente raras...

Justamente por isto, algumas pessoas que participam da lista lazarus-brasil,
hospedada no yahoogrupos.com.br, me questionaram se eu poderia abrir o
código destes componentes para relatório, haja visto que atualmente, o
Lazarus não é acompanhado de nenhum gerador de relatórios e o LazReport
ainda é impossível de se utilizar...

Acabei respondendo que aceito abrir o código se encontrar "pelo menos" 5
pessoas interessadas em dar manutenção nestes componentes (para Delphi e/ou
Lazarus, pois por enquanto o código tem poucas diferenças):
  - acertando alguns pequenos detalhes, por exemplo: os labeis não atualizam
o caption automaticamente ao alterar a propriedade, é necessário alterar o
seu tamanho para ver o novo caption... sem contar que é preciso esconder
determinados métodos e propriedades, coisas que não atrapalham o
funcionamento, mas que incomodam durante o desenvolvimento;
 - escrevendo exemplos e tutoriais;
 - escrevendo os manuais (inicialmente em português e inglês).

Ou, em outras palavras, deixando-os mais parecidos com componentes pagos
e/ou profissionais disponíveis no mercado.

Para não tumultuar a lista, não responderei absolutamente nada aqui. Se
desejarem prestar ajuda, colaborar com algumas ideías, dicas e sugestões, ou
ainda obter maiores informações, respondam em Private para "jedyfb arroba
gmail.com", e por favor, não envie e-mails do tipo, envia para mim...

Sucesso,

Eduardo Jedliczka
Membro do TeamFB - FireBase
Apucarana - Pr