[firebase-br] RES: OFF: FreePascal e Kylix

Fortes Marcelo marcelosoftware em yahoo.com.br
Qui Jan 26 22:11:01 -03 2006

Amigo Walter, que eu saiba o Lazarus roda ok no Windows, GNU/Linux e MacOS-X.
  Mas tudo indica, que bastando ter os fontes, a versão correta do compilador FreePascal, e e as bibliotecas GTK, GTK+, para FreeBSD compilar ele neste ambiente.

  Observei que você perguntou sobre outras linguagems em outras menssagems como Java, PHP etc... Note que a "curva de aprendizagem" vai existeir em todas, visto que mesmo programando com FreePascal + Lazarus não é exatamente como em Delphi.

  Object Pascal tem a vantagem de programas compiláveis e facilmente portáveis com uma linguagem que dominamos sem precisar cair em modas idiotas como .NET.  Notando que programar par GTK, Qt, wxWidgets é bem diferente de para VCL se você já criou aplicações Windows usando Turbo Pascal ou Borland Pascal 7.0 deve saber do que estou falando... um pequeno exemplo de criar uma janela com um botão dentro com um string dentro, usando FreePascal + a biblioteca GTK.

  ( *****************************************
  Program janela_exemplo ;

  {$mode objfpcg}

  uses
  glib, gtk;

  { método destutor }
procedure destroy ( widget : pGtkWidget ; data : pgpointer); cdecl;
begin
  gtk_main_quit();
end;

  var
  Janela : PGtkWidget;
  botao : PGtkWidget;
begin
  gtk_init (@argc, em argv);
  Janela := gtk_window_new (GTK_WINDOW_TOPLEVEL);
  botao := gtk_button_new_with_label ('Clique Aqui!');
  gtk_container_set_border_width(GTK_CONTAINER(Janela), 5);
  gtk_container_add(GTK_Container(Janela), botao);
  gtk_signal_connect(PGTKOBJECT(Janela), 'destroy',
                     GTK_SIGNAL_FUNC(@destroy), NULL) ;
  gtk_widget_show(botao);
  gtk_widget_show(Janela);
  gtk_main();
end.
  **************************************** )
Porém a FCL (uma VCL Free) está amadurecendo.

  Vc quer ver o poder do FreePascal, dê uma olhada neste programa comercial totalmente escrito em ObjectPascal e a biblioteca GTK+
  http://www.kanzelsberger.com/pixel/?page_id=12

  Isso tudo é bom para nós que gostamos de Pascal e os correlatos a ela.

  Agora, se você quer migrar suas aplicações, quer leveza, algo portável e voltada bem para a moda "aplicações estilo web", com certeza vale a pena de você olhar com carinho PHP, é muito flexível, muito rápido, abarca todos padrões web. Excelente se você usa Apache + FreeBSD, suas aplicações rodam em qualquer Browser, você pode programar OO. A curva de prendizagem é muito menos acentuada que Java e não tem o Overhead deste e é muito bem documentada por sinal. O chato é aturar aquel maneira de programar estilo clipper/console que as páginas web te forçam e idéias de seções etc... e aquela sintaxe estúpida imitando C e ShellScript...
  Tem a vantagem de acessar todos os Bancos de Dados principais do mercado, InterBase e Firebird inclusive.

  Java.... Java une o melhor dos dois mundos acima Web/Aplicações para Desktop/camadas/servidor de aplicações mas Java ainda se arrasta em um termo crucial, Performance. é muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiito lento e exige muito hardware.(O Otto vai querer me matar) a solução são, aplicações que usam o Browser para fazer a interface com usuário.(então por que não optar pelo PHP?) Java tem coisas interessantes como estado dos objetos, introspecção Orientação a objetos pura, que ajudam em produtividade, uma biblioteca de classes etc...
  Mas demanda tempo maior de aprendizado, o overhead da máquina virtual em algums casos é impraticável etc.

  Bom no final cabe a você sentar em um final de semana e esquecer a cervejinha e o futebol mandar a mulher e as ceinaças pro shopping e testar por si próprio e escolher o que lhe é mais confortável e que vai te trazer melhores frutos e reultados em menor tempo.

  Se quizer discutir mais pode me escrever em private pois o tópico já está fugindo emuito de InterBase e Firebird.

  Marcelo Fortes.