[firebase-br] RES: OFF: FreePascal e Kylix

Gastão Junior gastaojunior em gmail.com
Qui Jan 26 21:14:42 -03 2006

Olha Fabricio, é melhor você mudar seus conceitos sobre a plataforma java.
Hoje é bem real a sua utilização mesmo em aplicativos "Desktops" utilizando
interface gráfica, estilo o delphi. Um exemplo disso que estou falando é os
correios. Quando for a um de uma "pescoçada" no monitor que voce verá uma
aplicação Java/Swing rodando. Ferramentas RAD você tem de kilo, utilize a
que mais lhe agradar. Da borland tem o JBuilder, Oracle tem o JDeveloper,
Free voce encontra o NetBeans e o Eclipse e tantas outras com excelente
qualidade mas com pouco marketing ....

Estou estudando a adoção de java com postgresql* no desenvolvimento de uma
aplicação GED, a única coisa que estou um pouco grilado é que o Swing não
tem classes no estilo DBEdit do delphi, ou seja, a programação da inteface
gráfica será do mesmo jeito que usar o delphi sem os componentes DBWare. E
isso é chato pacas .....

Vamos ver o caminho que vou percorrer.....

*Antes de ser "agredido", a adoção do postgresql está sendo estudada em
lugar do firebird pelo simples fato de que o postgresql suporta consultas
não senssiveis a caixa ou acentos. Por exemplo, armazenei GAStão e procurei
gastao ele vai achar. Infelizmente no firebird isso [ainda] não é possivel.
Se até o desenvolvimento do meu aplicativo sair o FB 2, acho que fico com o
FB mesmo pois a única coisa que me falta para ser feliz é essa
característica.

Abraços