[firebase-br] Filtrar a cada tecla digitada

Jeferson Oliveira jefersonfoliveira em gmail.com
Seg Dez 18 08:39:55 -03 2006

Ivan Guimarães Meirelles escreveu:
> O colega Saulo mencionou que o programa anterior faz a busca da forma que o
> Cliente quer... e o mesmo é bem rápido...

O programa anterior usa Access como base de dados, e não um banco de
dados relacional. Qualquer comparação entre os casos eu considero um
equívoco, pois tratam-se de situações muito distintas.

> Assim a demora será apenas ao carregar a grid... depois disso a busca pela
> grid é bem rápida...

Eu entendo e concordo que dessa forma a dor é menor, mas ainda assim
não será um processo indolor.

> Eu uso esse recurso... tenho uma tabela com 1.785.000 registros
> aproximadamente (relação de notas fiscais emitidas)... quando o cliente quer
> buscar alguma nota eu peço que seja informado o período... assim diminui a
> quantidade de registros que vai para grid... depois na própria grid o
> cliente faz a busca tecla por tecla... e é muito rápido...

Aqui a situação já melhora, pois houve um filtro prévio. É claro que
ele pode informar um período de 100 anos, nesses casos seria
interessante avisá-lo da possível demora para retornar tantos
registros.

> não sei se há esse recurso no Delphi

Dá sim. Com um edit.

A questão maior para mim está em entender a diferença entre um BANDO
de dados (Access, Paradox, etc.) e um BANCO de dados (Firebird por
exemplo).

Entendo bem a dificuldade de migrar de uma estrutura "rápida" e
encontrar resistência por parte dos clientes.
Trabalhei em uma empresa que tinha um sistema em Paradox. Até aí tudo bem, o
problema é que o sistema começou a vender muito, e as bases de dados
crescendo e corrompendo e a equipe de suporte quase que só por conta de
ficar reestruturando tabelas corrompidas. Quando iniciei o projeto de
migração para banco de dados, esbarrei no mesmo problema das telas de
pesquisas. Com o Paradox o usuário via todos os registros e fazia uma busca
incremental, muito rápida. Argumentei da importância de mudar o modo
de pesquisa, mas não consegui convencer a diretoria da empresa. Quando
começaram a tentar utilizar vários componentes mágicos para tentar
resolver esse problema ví que ali não era lugar para mim. Desisti do
projeto e pedi demissão.

Fui para outra empresa em situação semelhante, de novo a resistência para
mudança na tela de pesquisa, mas dessa vez consegui ser convincente.
Migramos para Firebird, e o nível de satisfação dos clientes com o sistema
aumentou bastante.
O período de adaptação dos clientes à nova forma de pesquisa foi difícil,
mas pergunta pra equipe de suporte ou mesmo para os clientes se algum deles
quer voltar ao modelo anterior. :D

Abraço!
Jeferson Oliveira