[firebase-br] Filtrar a cada tecla digitada

Ivan Guimarães Meirelles igmeirelles em gmail.com
Seg Dez 18 08:53:27 -03 2006

Jeferson Oliveira escreveu:
> A questão maior para mim está em entender a diferença entre um BANDO de
dados (Access, Paradox, etc.) e um BANCO de dados (Firebird por exemplo).

> Entendo bem a dificuldade de migrar de uma estrutura "rápida" e encontrar
resistência por parte dos clientes.
> Trabalhei em uma empresa que tinha um sistema em Paradox. Até aí tudo bem,
o problema é que o sistema começou a vender muito, e as bases de dados
crescendo e corrompendo e > a equipe de suporte quase que só por conta de
ficar reestruturando tabelas corrompidas. Quando iniciei o projeto de
migração para banco de dados, esbarrei no mesmo problema das telas de
pesquisas. Com o Paradox o usuário via todos os registros e fazia uma busca
incremental, muito rápida. Argumentei da importância de mudar o modo de
pesquisa, mas não consegui convencer a diretoria da empresa. Quando
começaram a tentar utilizar vários componentes mágicos para tentar resolver
esse problema ví que ali não era lugar para mim. Desisti do projeto e pedi
demissão.

> Fui para outra empresa em situação semelhante, de novo a resistência para
mudança na tela de pesquisa, mas dessa vez consegui ser convincente.
> Migramos para Firebird, e o nível de satisfação dos clientes com o sistema
aumentou bastante.
> O período de adaptação dos clientes à nova forma de pesquisa foi difícil,
mas pergunta pra equipe de suporte ou mesmo para os clientes se algum deles
quer voltar ao modelo anterior. :D

Concordo plenamente...

Um leigo não consegue compreender diferenças entre linguagens de
programação, tecnologias e bancos de dados... ele só faz comparações do
tipo:
"aquele programa funciona assim, então tem jeito desse funcionar também..."

E ai passa pela cabeça do cliente, quando vc diz que não será interessante
por questões de performance e segurança:
"esse cara não sabe... por isso ele diz que não pode ser feito assim..."

Um abraço...