[firebase-br] Page Size X DefaultDbCachePages

marcio.schmeling schmeda em gmail.com
Sex Dez 15 15:44:13 -03 2006

Boa Tarde...

Eu já pesquisei na maioria dos posts aqui do news a procura de
informações sobre a melhor forma de configurar o Page Size do banco e o
número de páginas carregadas em cache (firebird.conf), mas gostaria de
solucionar algumas dúvidas:

1) Pelo q eu entendi o Page Size do banco deve ser baseado no tamanho
dos clusters do meu HD, portanto ele sendo de 4KB (SCSI) devo utilizar
de preferência os mesmos 4096 bytes para otimizar a leitura e
gravação??? Se eu utilizar 8192 por exemplo, eu teria perda de
desempenho?

2) Eu posso configurar o número de páginas carregadas em cache no
próprio banco (pelo gfix) ou utilizar a configuração do servidor pelo
arquivo firebird.conf (DefaultDbCachePages)? caso o cache do banco
estiver diferente de 0 (zero) ele utiliza a configuração do banco, caso
estiver zerada utiliza a configuração do DefaultDbCachePages???

3) Na configuração do número de páginas carregadas em cache deve ser
levado em conta a quantidade de memória RAM? No meu caso, o servidor
tem 1GB de memória RAM? qual o limite recomendável para eu configurar o
DefaultDbCachePages??? Se eu utilizar somente um banco de dados neste
servidor? em caso de mais de um banco? devo somar a quantidade de
memória utilizada pelos 2 bancos?

4) Se o cálculo da memória requerida no FB SuperServer é Page Size X
DefaultDbCachePages X Número de Banco de Dados? como calculo o número
ideal de DefaultDbCachePages? devo levar em conta o tamanho do arquivo
do banco? no livro "Dominando o Firebird" da Helen Borrie tem um tópico
chamado: "Estimando os Requisitos de Tamanho", onde tem uma fórmula:
DBCachePages = r * tamanho (do arquivo do banco), sendo que o "r" é o
fator de redução q tem um valor entre 0 e 1. Para calcular o fator de
redução, devo dividir tamanho do arquivo do banco de dados menos 1 byte
pelo tamanho da página. No meu caso o Banco de dados tem 15 MB e o
tamanho da página é 8 KB, (15728640 - 1) / 8192 = 1919,99 bytes ou
0,001831 MB * 15 MB = 0,02746581 MB ou 28799,99 bytes? isto está
correto? neste meu caso eu acabaria requerendo 28799,99 x 8192 x 1 =
224,99 MB para cada banco conectado? isso para um banco de somente 15
MB? Isto procede?

--
Vlw

T+