[firebase-br] Melhor forma de Backup/Restore

Jeferson Oliveira jefersonfoliveira em gmail.com
Sex Dez 1 14:34:30 -03 2006

Enio Marconcini - www.delfosistemas.com escreveu:
> alguém tem alguma receita de como criar um backup/restore de forma garantida
> usando o GBAK?

Sinto a necessidade de antes definirmos o tipo de garantia que você espera.

1) Não parar durante o processo com erros de integridade referencial?
  Isso pode ser "resolvido" (na verdade camuflado) desabilitando o
backup dos índices. Parãmetro -I<NACTIVE>

2) Não parar por erros de "bad checksum"
  Use o parâmetro -IG<NORE>

3) Contra dados inválidos em um campo "Arithmetic exception, numeric
overflow or string truncation"
  Não vejo solução via GBAK.

As situações acima foram as que vivenciei com maior frequência, mas há outras.

Eu particularamente diminui o tamanho do meu problema realizando
backup pelo sistema (módulo desenvolvido em Delphi com os componentes
InterbaseAdmin), gerando log do processo de backup, e enviando e-mail
para os envolvidos em caso de sucesso. O sistema, ao ser inicializado,
verifica o último backup existente. Se esse for mais antigo do que o
número de dias sem backup permitido pelo administrador do sistema
(configurável por ele) o sistema envia um e-mail para ele e para o
departamento de suporte da empresa fornecedora do software,
comunicando a importância de tomar providências sobre o assunto.
Isso não garante o backup, mas deixa os responsáveis cientes dos
riscos que podem estar corendo.

Abraço!
Jeferson Oliveira