[firebase-br] 1/2 Off: Componente de acesso Free ideal (Delphi)

Gianclaudio Oliveira gianclaudiooliveira em yahoo.com.br
Seg Ago 28 16:32:37 -03 2006

Olá, companheiros... boa tarde!

  Estou com uma pequena dúvida que talvez algum de vocês possa me ajudar.
  Estou migrando um sistema antigo de um banco BDE (Delphi) para  firebird. Este sistema tem 1 componente Database (TDatabase) em cada  form para ter controle individual das transações (cada form com a sua).  Pois bem... com o FB, eu não quero fazer o mesmo, óbvio. Não vou  colocar um componente de conexão com o banco em cada form, senão o  aplicativo vai criar diversas conexões no banco desnecessariamente.
  Logo, vou colocar somente um componente de conexão no form principal e ligar tudo nele.
  Só que eu tenho que minimizar ao máximo a alteração na estrutura do  aplicativo. Então gostaria de utilizar um componente (pacote) que me dê  controle individual de diversas transações utilizando somente uma  conexão, tal como o IBX, por exemplo. Eu posso colocar vários  IBTransaction para um mesmo IBDatabase e gerenciar cada uma  individualmente,
  Só que atualmente eu utilizo o Zeos e o MDO para os meus aplicativos.  Só uso o MDO em uma aplicativo pois foi realmente necessário. Não  costumo utilizá-lo pois apresenta muitos bugs que realmente atrapalham.  O Zeos não oferece suporte a diversas transações simultâneas (se  oferece, não sei como). Está passando pela minha cabeça usar o IBX, até  porque em uns 2 meses estarei migrando esse aplicativo para o Lazarus e  aí vou utilizar outro conjunto de componentes. Então não compensa eu  comprar a licença de pacotes de qualidade comprovada como o IBO ou o  FIBPlus.
  Enfim, as perguntas são:
  Será que vou ter problemas usando o IBX?
  Muita perda de desempenho e/ou bugs?
  Problemas pelo fato de não ser feito para FB?
  Será que eu deveria atualizar o meu IBX ao invés de usar a versão que veio com o meu Delphi 6?
  Ou será que alguém conhece e pode me indicar algum pacote/forma de fazer isso de outra maneira?

  Por favor, desculpem o texto extenso. Fez-se necessário.
  Desde já, muito obrigado pela atenção de todos.

  Grande abraço
  Gianclaudio Oliveira