[firebase-br] group by é "SEMPRE" realmete necessário?

Gamarra francisco.gamarra em gmail.com
Qua Ago 16 18:28:48 -03 2006

Aí galera, tenho uma dúvida cruel.
GROUP BY É "SEMPRE" REALMENTE NESCESSÁRIO???

qr dizr, eu sei q é necessário, mas eu acho q não deveria ser em todos os
casos.

pergunto iço pq acredito q o próprio interpretador sql deveria
automaticamente saber qdo aplicar o group by.

exemplo:
  select
    nome, sum(valor)
  from
    produto
  group by
    nome

é claro q no comando acima o group by é obrigatório, mas o interpretador não
poderia "deduzir" iço?
afinal de contas, se está se utilizando um comando sum() ou count(),
deduz-se q as outras colunas
q não estejam usando este comando entram em um group by, estou correto?

outros exemplos:
  select
    mes, count(*)
  from
    venda
  where
    ano = 2005

caso o group by não fosse informado, o compilado deveria "entender" q o
grupo seria feito apenas pelo mes.
iço facilitaria um pouco nosso trabalho e diminuiria os errinhos q
cometemos.

concordam comigo?