[firebase-br] Como "setar" o dialeto da conexão?

Anderson - EasyBit anderson em easybit.com.br
Qua Abr 26 11:43:58 -03 2006

Bom dia a todos,

Por razões de arredondamento, modifiquei
diversos  campos de meu BD que eram DOUBLE PRECISION para
NUMERIC(p,s). A partir daí comecei a receber a
mensagem  "Client SQL dialect 1 does not support
reference to BIGINT datatype" quando tento abrir
qualquer tabela que tenha um desses campos.

Só que meu BD é dialeto 3.  Lendo o Firebird Book
et al. descobri que na verdade o problema está no
dialeto da conexão, que de alguma forma está
sendo entendido como 1. Uso os componentes
TDataBase e TQuery padrões do Delphi. Fiz um
programa de teste utilizando os TIB... e
funcionou. O problema é que neste momento não
terei como mudar todos os Querys da minha aplicação e testar tudo.

Tentei colocando na string de conexão do
TDataBase a linha "sql_dialect = 3" mas mesmo assim não funcionou.

Alguém aqui já teve algo parecido?

Agradeço qualquer dica.

Anderson
EasyBit Informática - SP