[firebase-br] Converter dbf

RedDevil reddevil em reddevil.eti.br
Dom Abr 2 22:35:07 -03 2006

ola Sergio,

se nao me falha a memoria, a algum tempo atras chegou-se um consenso aqui na
lista: "nao esqueçam crianças, com sexo oral ou sem sexo oral usem
camisinha"... alias, sorry, isso ae eh Legiao Urbana no CD Acustico, o lance
ao qual se chegou aqui na lista eh que a melhor maneira de jogar dados para
dentro do nosso amado, idolatrado e querido Firebird (eu estou
entusiasmado... fazia tempo que eu nao "falava" sobre o Firebird...;o) eh
mediante o desenvolvimento de um simples programinha proprio para fazer
isso, tipow assim usar as famigeradas TTables da BDE(eecaaa...;o) ou entao
outros componentes proprios para acessar e ler as informaçoes no arquivo
sabor DBF e grava-las no BD do Firebird...

dessa maneira voce tera a certeza de que os dados irao para o Firebird com
os seus "tipos" adequados: Integer, Date, VarChar, etc e talz...

desses componentes para acessar os DBF's, uma boa pedida eh o ADS (um
special thanks ao Mr. Moacir, da PRISMA SISTEMAS, que me deu uma força em
outro lance e ao qual eu ainda nao dei um retorno).

veja ae abaixo, no p.s., logo apos a minha "pequena" assinatura, o metodo
que eu usei a algum tempo atras para conseguir o ADS (ou, para ser mais
preciso, o ALS, o qual eh free) a algum tempo atras...

e conselho de quem ja sentiu o drama na pele: nao de marcaçao... use esses
componentes apenas para ler os DBF's com o Delphi, para gravar, apenas se
for muito necessario meeesssmo...

e se voce nao usa o Delphi, tudo o que eu escrevi ae nesse post tera sido em
vao, a menos que a galera comece a adotar o saudavel habito de usar o search
da lista: http://firebase.com.br/pesquisa ...
;o)

[]s
força sempre!!!
ate +++

--
Luiz "RedDevil" Stefanski - Linux User #399026
http://www.RedDevil.eti.br - Delphi 4 Powered by IBObjects

Post Scriptum:

- procedimantos para baixar o Advantage Local Server:

1 - acesse o site www.renet.com.br.

2 - selecione o link "download", na parte superior direita do site. voce vai
ter que preencher um cadastro, mas pode fazer isso sem neuras, inclusive
informar o numero de telefone (campo obrigatorio). basta apenas que depois,
quando te ligarem (e pode crer que vao te ligar rapidinho...;o), voce
explicar que estava interessado apenas no "Servidor Local Advantage (ALS)"
(o qual eh gratuito) para um sistema em conversao, que voce esta saindo do
DBF, pois eles tem um Servidor para voce instalar no teu Server mesmo, o
qual eh pago e o objetivo da ligaçao eh te oferecer esse software (eu quase
convenci o cara que me ligou a passar a usar o FireBird... ele nao vai
vender o FB, evidentemente, mas aposto que vai usar em casa...;o).

3 - estando em "download", na seçao "Banco de Dados - Advantage Database
Server" (no lado esquerdo da pagina), escolha o link "Interfaces
Clientes"...

3 - na pagina das "interfaces clientes", selecione para download o
"Advantage TDataset Descendente 7.0 para Delphi e C++ Builder" (voce vai ser
direcionado para um site em ingles, onde tera que preencher mais um
cadastro, mas da nada, o cadastro eh identico ao que vc preencheu
anteriormente... informe os mesmos dados.).

4 - baixe entao o arquivo "tdataset.exe".

5 - execute esse arquivo (iniciar ---> executar) tanto na tua machine de
desenvolvimento, onde voce tem o delphi instalado, como nas tuas demais
machines clientes.

ao ser instalado, o "tdataset.exe" ("Advantage TDataset Descendente 7.0 para
Delphi e C++ Builder"), alem de instalar o "Servidor Local Advantage (ALS)"
em todas as machines, tambem instala, ou cria, nas machines que possuem o
delphi instalado, uma paleta de componentes, na qual voce vai encontrar os
componentes necessarios para se conectar na pasta ou diretorio onde voce
possui os arquivos DBF que pretende acessar, e essa pasta pode tambem estar
localizada em uma machine remota, quando entao basta voce informar o caminho
logico dessa machine e o path dessa pasta, como, por exemplo
\\Recepcao\C\Interna.

o importante eh que esses componentes permitem ler uma base de dados DBF,
ressaltando o fato de que voce podera usar os indices NTX desses DBFs, o que
agiliza para caramba as consultas, e depois voce podera gravar o "produto
final" resultante dessa consulta mais os procedimentos que voce fizer (como,
por exemplo, os procedimentos de conversao das tabelas), no FireBird, æ ja
usando os componentes proprios para o FireBird.

bem, em suma, para a tua conversao, propriamente dita, voce pode usar esses
componentes da Advantage para ler os DBFs e os componentes que voce usa para
acessar o FireBird para criar aplicativos proprios de conversao, maneira
essa que eh, na minha opiniao, a melhor forma de se jogar as informaçoes de
um DBF para o FireBird, usando as devidas funçoes de conversao do delphi
para converter os campos para o formato ideal para o FireBird, as funçoes
asQualquerCoisa, tipow asDate, asInteger, etc e talz...