RES: [firebase-br] Direitos a Um Usuario Igual ao SysDBA

Rafael Cabral rafael.cabral em intercraft.inf.br
Sex Set 16 09:54:12 -03 2005

Fala Alisson.

Também tava querendo fazer isso. Fiz aqui um procedimento.

1) Entre no banco security.fdb

2) Crie uma procedure para atrelar o valor do campo PRIVILEGE do SYSDBA para
o seu usuário. Seria mais ou menos assim:

--CRIA EXCEPTION
CREATE EXCEPTION EXCP_GRANT_ADMIN_USER '!';

--CRIA PROCEDURE
SET TERM ^ ;

CREATE PROCEDURE GRANT_ADMIN_USER (USUARIO AS VARCHAR(100))
AS
DECLARE VARIABLE PRIVILEGE INTEGER;
BEGIN
	SELECT PRIVILEGE FROM USERS WHERE USER_NAME = 'SYSDBA' INTO
:PRIVILEGE;

	IF (USUARIO <> 'SYSDBA') THEN
	BEGIN
		UPDATE USERS SET PRIVILEGE = :PRIVILEGE WHERE USER_NAME =
:USUARIO;

		IF (ROW_COUNT = 0) THEN
			EXCP_GRANT_ADMIN_USER 'Usuário ' || :USUARIO || '
não foi encontrado';
	END
	ELSE
		EXCEPTION EXCP_GRANT_ADMIN_USER 'Usuário não pode ser
SYSDBA';
END
^

SET TERM ; ^

Sinceraly (como diz o nosso amigo RedDevil), não recomendo que vc faça isso.
Foi apenas um teste que fiz para verificar se poderíamos colocar usuários
com permissão do SYSDBA. Mas mesmo assim se vc quiser testar, recomendo
MUITO que vc faça o backup da tabela SECURITY.FDB, pq vc estará mexendo com
o banco de dados de segurança do Firebird e ainda não sei o que pode
acontecer com isso. Pelo menos aqui na empresa funcionou bem, mas não quis
ir muito adiante.

[]s,

Rafael Cabral