[firebase-br] Valdir Marcos - Outros Colegas - Firebird - Multiplas Instâncias - Praticamente Desvendado

User-BA meus_foruns em yahoo.com.br
Seg Out 24 06:11:49 -03 2005

Oi Valdir!

Obrigado pelo retorno que tem dado aos meus questionamentos.

Continuei fuçando e descobri algumas coisas legais :)

Até onde eu estiver certo, espero poder estar contribuindo,
com outro colegas que passam pelos mesmos problemas,
ou tem as mesmas dúvidas, disponibilizando abaixo minhas experiências.
Onde eu estiver errado, relevem, porque meus conhecimento são modestos,
e por favor, acrescentarem os devidos comentários
com as respectivas correções.

*** Valdir escrever ***
Quanto as senhas, cada instalação
(C:\SERVIDOR1 e 2)
tem seu próprio arquivo Security.fdb.
Logo, vc poderia ter senhas diferentes nas duas instalações.

Isto! Você está coberto de razões...
Cada senha é gravada no seu respectivo security.fdb
Mas... Porque não funcionava comigo :)

Seguinte...
Além das minhas 2 outras instalações do servidor firebird
que fiz para testes nas respectivas pastas
C:\SERVIDOR1 e C:\SERVIDOR2
eu já tinha antes uma primeira instalação
feita no diretório padrão
C:\Arquivos de Programas\Firibird\... :)

E... :)
Eu estava alterando os usuários através do utilitário IBExpert.
O danado independente de ser iniciado como
192.168.0.1/3051 ou 192.168.0.1/3052
ele estava configurando as alterações de senha
no arquivo
-> security.fdb
da pasta
C:\Arquivos de Programas\Firibird\.... :)
Putz.

Solução:

- Copiei todo o conteudo da pasta C:\SERVIDOR1 para uma pasta TEMPORÁRIA
- Desinstalei todos servidores Firebird :)
- Recopiei os arquivos da C:\TEMPORÁRIA para C:\SERVIDOR1 e C:\SERVIDOR2

Ai beleza...
Pelo IBExpert...
Se iniciar como 192.168.0.1/3051 ele escreve a senha na pasta C:\SERVIDOR1
Se iniciar como 192.168.0.2/3052 ele escreve a senha na pasta C:\SERVIDOR1

* Eu queria utilizar o IBExpert para gerenciar meus Bancos, usuarios, etc :)

*** Valdir escrever ***
Vc mudou os arquivos firebird.conf de C:\SERVIDOR1 e 2 para:
RemoteServiceName = gds_db1 e gds_db2
RemoteServicePort = 3051 e 3052 ???????

Agora... Quanto a SAGA das Multiplas Instâncias :)

* Deixando todas as linha dos firebid.conf identadas,
* o servidor firebird inicia com os valores padrões.
* Não posso afirmar ainda, mas creio que todos,
* ou pelo menos a maioria dos parametros do firebird.conf
* podem ser passados diretamente por linha de comando
* sobrepondo os valores padrões e do .conf

Ex:
Mesmo estando setado no firebird.conf
-> RemoteServicePort = 3050
Se iniciar na linha de comando
-> fbserver.exe -a -p 3051
a porta de escuta será a
-> 3051
e não a
-> 3050

Outra coisa....
Mesmo descomentando e setando os valores
-> RemoteServiceName = gds_db1
-> RemoteServiceName = gds_db2
O servidor firebird não iniciou 2 instâncias.

Só consegui executar 2 instâncias do servidor,
descomentando e setando para "0" o parametro:
-> CreateInternalWindow = 0

Estando setado o valor
-> CreateInternalWindow = 0
Descomentar e setar as linhas
RemoteServiceName = gds_db1
RemoteServiceName = gds_db2
Não afeta a execução das 2 instâncias.

*** O que ficou diferente :) ***

Iniciando da forma acima, consigo mais de 1 instância,
mas em compensação, não teve jeito para iniciar elas
utilizando o guardian.exe.
Sera que tem como deixar o guardian
monitorando cada instância :)

*** Acho que tô querendo demais :)