[firebase-br] indices

Fausto fausto.s.a em uol.com.br
Qua Out 5 07:25:29 -03 2005

Sim, é possível através da clausula PLAN, onde vc definirá qual indice
ele utilizará exemplo:

SELECT *  FROM  CLIENTES
PLAN (IDX_CLINOM)

Eu acho mais interessante vc deixar o próprio Firebird escolher qual o
melhor plan, para isto vc teria que ser bem especifico na sua instrução
select, mais especificamente no where, pois com certeza se existir algum
indice para a coluna ele a utilizará.

O plan se torna interessante qdo utilizamos joins, pois desta forma
podemos forçar o plan nas tabelas Join.
Veja este exemplo que retirei do Language Reference do  IB..

SELECT * FROM CITIES C, STATES S, MAYORS M
WHERE C.CITY = M.CITY AND C.STATE = M.STATE
PLAN JOIN (STATE NATURAL, CITIES INDEX DUPE_CITY,
MAYORS INDEX MAYORS_1);

[]´s
Fausto