[firebase-br] indices

Augusto augusto em cmsolucoes.com.br
Qua Out 5 10:04:06 -03 2005

Fausto, não rolou.

Olha o teste que fiz, no IbExpert;

SELECT * FROM PESSOA PLAN(idxpkpessoa)

deu o seguinte erro

Invalid token.
Dynamic SQL Error.
SQL error code = -104.
Token unknown - line 1, char 38.
).

[]´s
Augusto

----- Original Message -----
From: "Fausto" <fausto.s.a em uol.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Wednesday, October 05, 2005 7:25 AM
Subject: Re: [firebase-br] indices

Sim, é possível através da clausula PLAN, onde vc definirá qual indice
ele utilizará exemplo:

SELECT *  FROM  CLIENTES
PLAN (IDX_CLINOM)

Eu acho mais interessante vc deixar o próprio Firebird escolher qual o
melhor plan, para isto vc teria que ser bem especifico na sua instrução
select, mais especificamente no where, pois com certeza se existir algum
indice para a coluna ele a utilizará.

O plan se torna interessante qdo utilizamos joins, pois desta forma
podemos forçar o plan nas tabelas Join.
Veja este exemplo que retirei do Language Reference do  IB..

SELECT * FROM CITIES C, STATES S, MAYORS M
WHERE C.CITY = M.CITY AND C.STATE = M.STATE
PLAN JOIN (STATE NATURAL, CITIES INDEX DUPE_CITY,
MAYORS INDEX MAYORS_1);

[]´s
Fausto