[firebase-br] OT- Modelar um Historico Escolar

eduardo eduardo em icontroller.com.br
Ter Nov 15 20:36:48 -03 2005

Oi Felipe

O Otto tem razão quanto a conhecer o negócio.
Existem diversas formas de se modelar bases para este fim.
O problema de históricos é que vc tem que mesclar os anos que foram
conlcuídos na escola com anos concluidos em outros estabelecimentos.
Existem sistemas que fazem isso dinamicamente, ou seja, registra-se as
informações de outros estabelecimentos em uma ou mais tabelas e quando o
usuário pede o histórico, mescla-se os anos "nativos" com os "estrangeiros".
Acho este método complicado de se manter.

O que utilizamos é ter um só armazenamento de históricos (em uma única
tabela, em nosso caso). Ao final do período letivo, após aplicar as
regras de aprovação/reprovação, o Sistema gera os Históricos daquele ano
de todos os alunos. Históricos oriundos de outras escolas entram nas
mesmas tabelas.
Desta forma, os históricos gerados pela escola ficam estáticos. Não
sofrem mais influência de modificações posteriores de grades
curriculares e nomenclatura de disciplinas e cursos.
O assunto é muito complexo, praticamente o objetivo final de um sistema
de escola (no que diz rspeito à documentação escolar) é gerar o
histórico escolar e tudo depende muito de regras de negócio bem
estruturadas. As variações são muitas.
Honestamente, sem querer colocar areia, se seu objetivo não for partir
para um sistema comercial aplicável a outras escolas e seu
desenvolvimento estiver no início e isso não for fazer vc perder seu
emprego, te aconselho a pensar em adquirir um sistema já estruturado.
Hoje, a menos que a escola seja muito grande, o custo de se manter um
sistema com as variações que o próprio MEC e Secretarias
estaduais/municipais de educação causam e também a constante midificação
dos critérios de grades curriculares pelas próprias escolas, é
praticamente inviável se ter um sistema proprietário.

[]s Eduardo