[firebase-br] Select & DBGrid

Magno S Costa magnoscosta em bol.com.br
Ter Maio 24 08:54:43 -03 2005

Coloca numa query .. vou tentar fazer a cru..

select * from CLIENTES left join OBRAS on (CLIENTES.Cod_Cli = OBRAS.Cod_Cli)
left Join REGIAO on (OBRAS.Cod_Regiao = REGIAO.Cod_Regiao)
Where CLIENTES.Cod_Cli = :CodCli

Pode ser q alguem de uma alternativa mais rápida pra vc.. eu num tenho muita
experiência.. ainda so novato na área,...
Vlw..

Magno
----- Original Message -----
From: <dvdmengarda em hotmail.com>
To: <lista em firebase.com.br>
Sent: Tuesday, May 24, 2005 8:42 AM
Subject: [firebase-br] Select & DBGrid

Pessoal,

Estou encontrando uma certa dificuldade para entender o funcionamento de
selects. Ontem apresentei o problema, mas acabei sendo vago na questão.

Na verdade, possuo três tabelas e não duas. Tenho um TDataSource ligado a um
TSimpleDataSet, ambos da palheta dbExpress, que usarei para receber os dados
dessas tabelas (TABELA DE CONSULTA).

TABELA DE CLIENTES (TABCLI)
codigo_cliente
nome_cliente

TABELA DE OBRAS (OBRAS)
codigo_cliente
codigo_obra
endereco_obra
codigo_regiao_obra

TABELA DE REGIAO (REGIAO)
codigo_regiao
descricao_regiao

TABELA DE CONSULTA
OBRAS.codigo_obra
OBRAS.endereco_obra
REGIAO.descricao_regiao
where TABCLI.codigo_cliente = :codigo_cliente

1. Como deverá ficar o CommandText para essa consulta?
2. É possível apresentar esses dados numa dbgrid, visto que não existe uma
tabela física?
3. Nesse caso, seria melhor inserir um campo lookup na tabela de obras,
apontando para a regiao?
4. Caso seja melhor inserir o lookup, qual é o script para criação de
arquivo com esse tipo de campo?

Utilizo Delphi 7, Firebird 1.5.2 e DbExpress

Mais uma vez, muito obrigado.

David