[firebase-br] Uso de índices no Interbase

eduardo eduardo em icontroller.com.br
Ter Maio 17 21:48:12 -03 2005

Oi José Franco

Pelo visto você está pensando TABLE, quando deveria pensar QUERY. Não se
incomode, é assim mesmo no início.
Olhe em SGDB os índices são utilizados para pesquisa, basicamente para
otimizar o que você escre nos JOINS e nos WHERE.
Em raras ocasiões o Banco se valerá de índices para ordenação, ou seja,
para atender à clausula ORDER BY. O resultado, via de regra é ordenado
na memória depois que ele selecionou as linhas que você pediu.
Desta forma,

 > dtsConsulta.ibqryConsDisco.SQL.Add('O que eu escrevo aqui?')

escreva 'SELECT FIELD1, FIELD2 FROM TABLE WHERE BLABLABLA ORDER BY FIELD_X'

Lembre-se os índices vão afetar a performance do WHERE BLABLABLA e não
do ORDER BY

Existem ocasiões em que o SGBD vai utilizar índices para o ORDER BY, mas
isto é uma outra conversa e não vem ao caso agora com esta sua dúvida.

[]s Eduardo